top of page
  • Foto do escritorcorraloracorra

Aline Repórter e Maratonista

Atualizado: 28 de mai.


Peter Ciacca, diretor da Maratona de Nova York, que acaba de se aposentar após 18 anos no cargo, costuma dizer que “para todo corredor, há uma história”. Ele tem toda a razão. Seja você atleta de elite ou o último a chegar, há sempre uma história sobre o que te levou até ali. Pode render um livro, um vídeo, um post, um podcast. Não importa. Há sempre uma história. Pode ser boa ou ruim, feliz ou triste, derrota ou vitória, boa forma ou autoajuda. Há sempre uma história.


É para contar histórias que estou lançando um site sobre corrida, o #corraloracorra, nome do blog que criei em 2013. Sou jornalista e não consegui não escrever sobre corrida quando comecei a correr. Na época, criei um blog pessoal bem simples, quando ainda não era moda ser blogueira. Tive a honra dele ter migrado para o site da revista Runner’s no período em que me preparava para a minha primeira maratona, realizada em Chicago, 2014. Virei até notícia no site "Eu Atleta", da Globo.com. Depois, parei de escrever sobre corrida, mesmo continuando nas pistas. Completei mais três maratonas desde então: Nova York, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e estou até no Ranking Brasileiro de Maratonistas Brasileiros 2018. Ou seja, virei atleta de verdade (risos)!


"Aline Salcedo, jornalista e maratonista. Mais do que uma rima, uma solução. Aline traz com ela a paixão pelo fato, típica do jornalismo, com o pensamento de longo prazo, típico dos maratonistas. Aline Salcedo: medalha de ouro em construção de imagens”.

(Washington Olivetto - publicitário)


O que mais ouço das pessoas é: “comecei a correr para ver se fico igual a você, hein”.

Cara, que medo. É muita responsabilidade inspirar as pessoas. Nunca tive a intenção de convencer ninguém de que correr é absurdamente maravilhoso, para a saúde, para a vida, para a beleza... apesar de tanta coisa que acontece não tão legal no caminho. Mas já que perceberam o quanto isso me faz bem, por algumas fotos e depoimentos espontâneos nas redes sociais, e estão sempre querendo saber mais (eu acho), decidi organizar e voltar a contar um pouco da minha experiência e de quem me ajuda e também me inspira nessa jornada.


Vai ter um pouco de tudo no #corraloracorra: dicas de profissionais de educação física, ortopedia e afins, entrevistas com pangarés e atletas, um toque de nutrição, com receitas, toques e dietas, coaching, psicologia, calendário de provas... enfim, acho que tudo isso somado vai ajudar a responder outra pergunta que sempre me fazem: como emagreci após os 40 anos! Deve ser isso!


Se tem uma coisa que completar uma maratona me ensinou é que “toda grande realização começa com a simples decisão de tentar”. Começo essa tentativa no dia do meu aniversário de 42 anos não por acaso, porque é o número de quilômetros de uma maratona. E assim tem sido a minha vida: uma maratona, e não um sprint de 100m rasos.


Enfim, se a corrida mudou a minha vida, pode mudar a sua também. Escrever sobre corrida também será um exercício para mim e estou aquecendo. Sem esquecer que “tudo aquilo em que você cria muita expectativa, trava. O que você entrega para o Universo, flui”.



104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page