top of page
  • Foto do escritorcorraloracorra

Nutrição Esportiva: a fórmula para a performance perfeita

Nutricionista e maratonista, Patricia Thomé Martins – a @patnutri – destaca a importância de comer comida de verdade para os corredores atingirem seus objetivos da melhor maneira



 

Em vias de concluir uma certificação em Nutrição Esportiva pelo American College of Sports Nutrition, Patricia Thomé Martins não é apenas uma profissional de saúde; ela é também maratonista. Unindo essas duas paixões, Patricia cuida de seus pacientes com uma perspectiva única. Ela comprova na própria rotina e com incansáveis estudos como a alimentação pode impactar diretamente o desempenho no esporte.

 

“Alimentação e performance estão intrinsecamente ligados, e cuidar da dieta é essencial não só para uma corrida bem-sucedida, mas para uma vida saudável em todos os aspectos”.

 

Há 22 anos, Patricia equilibra uma rotina de treinos com sua atividade profissional como nutricionista. O início no esporte foi impulsionado pela busca por saúde. "Comecei minha jornada na corrida de uma maneira inusitada. Estava procurando melhorar minha saúde devido a um colesterol ligeiramente alto, então comecei a caminhar na Lagoa (Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro). Foi lá que conheci a Luciana Toscano, na época técnica de natação do Flamengo, e decidi me juntar à sua equipe apenas para caminhar. Mas o que era para ser uma caminhada acabou me transformando em corredora e maratonista. Culpa da Luciana!", brinca Patricia, citando a fundadora da Equipe Toscano.

 

Olhando com orgulho para sua trajetória, é impossível não admitir como a corrida trouxe uma transformação sua vida. Patricia, que antes virava noites e fumava, diz que se tornou "outra pessoa". “Antes, eu vivia cansada, fumava, bebia muito e levava uma vida totalmente desregrada, dormindo tarde, virando noite. Saía do plantão e ia para festas. A corrida me obrigou a ser mais disciplinada, principalmente por questões de saúde. Profissionalmente, também houve uma grande mudança. Deixei o hospital e passei a trabalhar em consultório, atendendo pacientes e colegas corredores. Foi uma virada e para muito melhor”, reconhece.

 

Hoje, sua rotina entre as duas atividades é tão natural que ela nem se imagina vivendo de outra maneira. Diretamente das pistas, inspira os pacientes agregando seu conhecimento especializado à prática na corrida, tanto no seu consultório no Ipanema Health Club – um centro de saúde com várias especialidades e até academia – como em sua página no Instagram, a @patnutri, sempre com dicas e novidades.

 

"Começo meu dia bem cedinho, correndo ou nadando pela manhã, e complemento meus treinos ao longo do dia, aproveitando a academia em meu local de trabalho. Essa integração entre minhas atividades físicas e minha profissão torna ainda mais fácil para mim inspirar meus pacientes a adotarem um estilo de vida saudável".




Sempre dedicada a estudos aprofundados, Patricia acompanha de perto o surgimento de novas modas e dietas, o que confunde os corredores. Em geral, os atletas acreditam saber muito, mas enfrentam dúvidas e desafios semelhantes em relação à nutrição esportiva. Entre questões bem comuns que costuma chegar à nutricionista, está a dificuldade de adaptação ao uso de suplementos, como o gel de carboidrato, a necessidade de reduzir o consumo de álcool, e a complexidade para manter uma alimentação saudável quando se come fora devido ao trabalho.

 

"O maior erro nutricional que vejo é a supressão de carboidratos. Muitos acreditam erroneamente que carboidratos engordam e tentam evitá-los a todo custo, mas para um atleta de endurance, carboidratos são essenciais para manter a energia em alta durante a prática esportiva. O segundo maior erro é esquecer a hidratação, especialmente durante o exercício. A água é sua melhor amiga”.

 

Patricia enfatiza ainda que a melhor fórmula para ajudar corredores e outros atletas a alcançarem seu máximo potencial através da nutrição esportiva é a informação profissional. "Para aqueles que desejam levar a corrida a sério, é fundamental consultar um nutricionista esportivo. Cada desafio requer uma abordagem nutricional diferente, e um profissional pode ajudar a adaptar a dieta às necessidades específicas de cada atleta", resume.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page